Várias tentativas de se conseguir uma máquina de lavar roupaseficiente, a partir da revolução industrial, foram bem documentadas, como um pedido de patente protocolado em 1691, um anúncio, em janeiro de 1752 na Gentlemen's Magazine, e outro pedido de patente de uma máquina rotativa em 1782, todas na Inglaterra.
Somente com a invenção e popularização do motor elétrico, no começo do século 20, é que se conseguiu uma lavadora que funcionasse mais eficientemente, atribuindo-se a produção em grande escala a partir de1906, pela primeira vez, ao norte-americano A.J.Fischer, que detinha a patente embora não se possa afirmar que seja ele o real inventor.
Antigo modelo de máquina de lavar roupa alemã
Máquinas modernas
As máquinas contemporâneas são fabricadas em dois modelos básicos, com abertura frontal ou abertura superior. As com abertura superior, mais populares nos Estados Unidos, Austrália, Brasil e parte da Europa, recebem a roupa em um cilindro montado verticalmente, com um agitador central e tem a tampa por cima. As máquinas com abertura frontal, mais populares na Europa e no Oriente Médio, possuem um cilindro montado horizontalmente, sem agitador central, mas com a porta estanque e com visor de vidro.
Pequenos agricultores que trabalham com hidropônica (cultivo na água) costumam usar peças de máquinas de lavar roupa, como motores, bombas, timer e válvulas de controle de fluxo para automatizar equipamentos de irrigação, pelo baixo preço, facilidade de encontrar e confiabilidade mecânica.
No modo centrifugar o cilindro ou tambor chega a girar a mais de 1.000 rotações por minuto, gerando grande força centrifuga. Se a máquina estiver com pouca roupa dentro pode ficar esquisita e apresentar grande vibração ou sair deslizando pelo chão. O correto é colocar uma quantidade de roupa próxima da capacidade máxima, e distribuí-la bem pelo cilindro. Máquinas mais modernas possuem contrapesos para compensar a vibração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário